MAPS Forum Turismo Sustentável.jpg

EM NOTÍCIA

Saiba tudo o que foi noticiado no MAPS Fórum, evento virtual que aconteceu em 15 e 16 de Setembro de 2020, Vozes nacionais e internacionais, discutindo temas relativos ao Turismo, Eventos e Sustentabilidade. Acesse notícias, assista gratuitamente os painéis, contribua e compartilhe esse projeto.
Parte da arrecadação será doada para a terra indígena Trincheira Bacajá - Povo Xinkrin

Editorial

Empresas SA LOGO-novo.png
Meio Ambiente Rio LOGO.jpg
Mundo do Marketing LOGO.png
Terra LOGO.png

Turismo, Eventos e Sustentabilidade andam juntos. E correm risco.

A imagem do Brasil perante o mundo nunca esteve tão arranhada, especialmente a partir de 2019. E a falta de políticas consequentes e efetivas de preservação dos recursos naturais, como um todo, é o tema de forte repercussão negativa. 


As consequências desastrosas que se desenham para o desenvolvimento sustentável do país se colocam como um desafio gigantesco. A conservação da natureza e a salvaguarda das condições de vida no planeta são condições essenciais e inegociáveis – sem elas, o desenvolvimento da atividade humana não prospera. 


Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês de junho de 2020 registrou 2.248 focos de incêndio na Amazônia — é o maior número desde 2007. Cresceu 19,5% em relação a junho de 2019, com 1.880 focos.

 

O Pantanal também apresenta quadro desolador. Só em 2020, o fogo já consumiu 17.500 quilômetros quadrados de mata, o equivalente a mais de 10% da área de um dos biomas mais importantes do mundo. Desde 1998, quando o monitoramento das queimadas no Pantanal foi iniciado pelo Inpe, nunca houve tantos focos de calor entre janeiro e agosto como agora: foram 7.727 registros até 18/08. Um aumento de 211% em relação a período igual de 2019.

 

O impacto econômico e social do manejo impróprio, irresponsável e muitas vezes criminoso afeta o equilíbrio de toda a atividade humana nas áreas devastadas. E atinge, de forma desalentadora, os três pilares do turismo sustentável: o ambiental, o econômico e o social.

 

A indústria do turismo é considerada o grande propulsor da economia do país. Na imensidão da diversidade brasileira, há muito que se conhecer e explorar. Culturas, hábitos, religiões, tradições culturais e pessoas de diferentes origens em diversos lugares esperam para serem visitados. E terem suas identidades conhecidas e divulgadas globalmente.

 

Turismo sustentável é uma troca onde todos ganham - o local visitado e o turista. Cabe conscientização maior na forma de viajar e oferecer soluções sustentáveis para essa troca. A oportunidade de se conhecer lugares paradisíacos e aprender com pessoas de diferentes culturas exige, acima de tudo, responsabilidade.

Iº Fórum Internacional MAPS – Turismo Eventos e Sustentabilidade

Em meio às restrições e mudanças profundas por conta da pandemia Covid-19, a MAPS realiza, em 15 e 16 de Setembro de 2020, evento virtual de notória relevância. Por meio de plataformas digitais, o 1º Fórum focaliza a retomada sustentável dos negócios, nesses segmentos e no conjunto da economia.

 

O cerne da proposta é fazer convergir realizações bem-sucedidas em sustentabilidade e regeneração dos ecossistemas às crescentes demandas dos consumidores por um salto qualitativo nas ofertas de turismo e eventos, comprometidos com o bem-estar e o futuro da vida no planeta.

 

Iniciativa dirige-se ao público em geral e às empresas, de qualquer porte ou ramo, que precisam organizar um evento ou uma viagem, seja para colaboradores ou clientes. Exemplo: uma montadora que vai lançar um novo carro e precisa reunir seus concessionários, tem a possibilidade de contratar fornecedores compromissados em fazer um evento sustentável.

 

Carla Mott Ancona, diretora da MAPS, consultora em projetos sustentáveis, empreendedora e detentora de reconhecido networking global, é especialista em Sustentabilidade. Dedica-se a planejar e implantar projetos sustentáveis, no desenvolvimento de estratégias on demand, que agreguem às marcas valores de responsabilidade socioambiental. “Cada um de nós pode, e deve, fazer sua parte para reduzir as pegadas de carbono no planeta. Tanto a indústria do turismo como seus consumidores, sejam CPF ou CNPJ, devem começar a exigir produtos e serviços sustentáveis”, defende.

 

A MAPS surgiu da combinação de dois fatores fundamentais:  a certeza de que o desenvolvimento da atividade humana deve levar em conta a conservação da natureza e a salvaguarda das condições de vida no planeta. E a percepção de que empresas e instituições necessitam de ajuda especializada para implementar processos que aliem ganhos a práticas sustentáveis.

 

O Fórum abrange debate amplo, que além de envolver os Objetivos para um Desenvolvimento Sustentável (17 ODS/ONU), tem como referência princípios da permacultura, da agrofloresta, da economia circular, do turismo de base comunitária; enfim, “uma confluência de matérias que, num encontro transdisciplinar (conforme o conceito proposto por Edgar Morin), converge para um mesmo objetivo – a regeneração do planeta”, resume Carla Ancona.

 

Ela ainda acrescenta que, “o lema do evento remete ao sociólogo alemão Ulrich Beck e ao pai do marketing moderno, Philip Kotler: pensar global e agir local”, também conhecido por Glocal.

 

Três categorias de patrocínios

 

O Iº Fórum Internacional MAPS – Turismo Eventos e Sustentabilidade foi concebido e planejado para atrair patrocinadores em três categorias: Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal, que requerem investimento, respectivamente, de R$ 9 mil, 6 mil e 3 mil. O número de inserções de vídeos, e-mail marketing, posts e descontos são variáveis de acordo com cada categoria.

 

Ressalte-se que o dinheiro coletado será para pagar os custos do evento e a equipe que trabalha na produção (profissionais de turismo e eventos hoje desempregados). O restante será doado para comunidades indígenas do Amazonas em risco pelo COVID. Haverá prestação de contas nos dois dias do evento - transparência total da verba arrecadada.

 

Carla Ancona lembra que o evento representa oportunidade singular de as empresas se posicionarem, ao associarem suas marcas a uma causa de relevância incontestável. “Estamos num momento crucial e temos que seguir em frente com o que temos, unindo cada vez mais forças, com o senso de urgência apurado, atenção plena, porque não há tempo a perder”, ressalta.

 

Acrescenta que o turismo não pode ficar de fora desse movimento como se não tivesse nada a ver com isso. “A sustentabilidade, ou melhor, a regeneração do planeta é a saída mais rápida e segura para o turismo sair da crise. A atividade turística precisa dar a contrapartida para o planeta e seus habitantes, de tudo que já pôde usufruir. E o Brasil tem muita relevância no todo. Temos que nos comprometer. Ninguém mais pode fazer isso que não seja cada um de nós”, conclui Carla Ancona.

 
Clipping 04.jpg

Matéria de 15 SET 2020 

Evento aponta para o turismo regenerativo
Clipping 11-15 SET.jpg

Matéria de 12 SET 2020 

Convite para participar do 1º Fórum Turismo, Eventos e Sustentabilidade
Clipping 10-12 SET.jpg

Matéria de 12 SET 2020 

Evento digital aponta para o Turismo Regenerativo
Clipping 09-12 SET.jpg

Matéria de 12 SET 2020 

Convite para participar do 1º Fórum Turismo, Eventos e Sustentabilidade
Clipping 08-12 SET.jpg

Matéria de 12 SET 2020 

Evento aponta para o turismo regenerativo
Clipping 07.jpg

Matéria de 12 SET 2020 

Fórum Turismo, Eventos e Sustentabilidade nesta semana
Clipping 06-11 SET.jpg

Matéria de 11 SET 2020 

Convite para participar do 1º Fórum Turismo, Eventos e Sustentabilidade
Clipping 05-11 SET.jpg

Matéria de 11 SET 2020 

Convite para participar do 1º Fórum Turismo, Eventos e Sustentabilidade
Clipping 04-11 SET.jpg

Matéria de 11 SET 2020 

Evento aponta para o Turismo Regenerativo - 1º Fórum Internacional MAPS
Clipping 03.jpg

Matéria de 27 AGO 2020 

Evento digital propõe juntar forças contra a destruição
Clipping 01.jpg

Matéria de 26 AGO 2020

 

Sustentabilidade no Turismo é tema do inédito Fórum Internacional MAPS
Clipping 02.jpg

Matéria de 26 AGO 2020 

MAPS promove fórum sobre turismo e sustentabilidade
 
Assine para receber as Newsletters
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

A MAPS é Representante no Brasil de:

Logo Positive Impacts.jpg
Future of Tourism.png