Vocabulário Sustentável

Aqui você encontra os termos mais usados na área de sustentabilidade e suas definições. Expanda seu vocabulário, expanda a sustentabilidade!

Agricultura familiar

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra o núcleo familiar.

 

Este conceito se contrapõe à agricultura patronal que utiliza como mão de obra trabalhadores contratados em médias ou grandes propriedades.

Agricultura regenerativa

A Agricultura Regenerativa consiste em promover a produção de alimentos saudáveis e a criação de ciclos fechados de geração de matéria-prima a partir de resíduos e a aplicação de práticas ecologicamente sustentáveis.

Agrofloresta

A Agrofloresta é um sistema de produção que exerce o que a natureza faz regularmente, com o solo coberto pela vegetação e a junção de variados tipos de plantas, dispensando a utilização de qualquer tipo de veneno.

 

A Agrofloresta tem como propósito o maior aproveitamento dos recursos naturais, como solo, água e luz.

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta maneira, não são utilizados agrotóxicos nem qualquer outro produto que possa ocasionar algum dano à saúde dos consumidores.

Aquecimento Global

Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas.

Biocapacidade

Biocapacidade compreende a possibilidade de um determinado ecossistema prover recursos naturais e absorver detritos produzidos pela humanidade.

Bioconstrução

É qualquer espaço ou ambiente que é construído pensando na sustentabilidade social, ambiental e econômica, desde a sua concepção, construção e durante a toda a sua operação.

 

Biodegradável

Biodegradável é o termo concebido para a decomposição natural de materiais no ambiente. Os produtos feitos de forma biodegradável utilizam materiais renováveis.

Compostável

As embalagens compostáveis possuem um curto prazo de decomposição e são abudantes em nutrientes minerais, que são liberados no solo, tornando-as melhores para o meio ambiente.

Dióxido de carbono equivalente

Dióxido de carbono equivalente é uma medida internacionalmente aceita que representa a quantidade de gases de efeito estufa em termos equivalentes à quantidade de dióxido de carbono.

Economia circular

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Economia reversa

Modo de desenvolvimento econômico e social caracterizado por ações designadas a possibilitar a coleta e restituição dos resíduos ao setor empresarial, para fins de reaproveitamento, com uma destinação final ambientalmente adequada.

Ecoturismo

Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”

 

* definição criada pelo Ministério do Meio Ambiente

Eficiência energética

A eficiência energética é o uso racional de energia. Fundamenta-se em usar de modo eficiente a energia para alcançar um certo resultado.

Energia renovável

Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva e marés.

Greenwashing

Consiste na estratégia de uma instituição em relacionar seu discurso à defesa do meio-ambiente, porém, realizar ações contraditórias a esse discurso.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são as ações propostas em uma agenda mundial adotada em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas. Perfazem 17 objetivos e 169 metas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, com o propósito de serem atingidos até 2030.

Pegada ecológica

A pegada ecológica é um indicador que compara a demanda por recursos naturais necessária para a elaboração de bens de consumo à capacidade regenerativa do planeta.

Permacultura

A permacultura consiste no planejamento e realização de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais a conhecimentos modernos de diversas áreas, principalmente as de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais. Todas elas abordadas sob a ótica da ecologia.

Sequestro de carbono

É o processo de retirada de gás carbônico da atmosfera. Ele ocorre de maneira natural – principalmente nas florestas e oceanos – onde os vegetais, por meio da fotossíntese, trocam o gás carbônico da atmosfera por oxigênio.

Terapia horticultural

A terapia horticultural é a jardinagem usada como forma terapêutica. A hortiterapia, horticultura ou terapia horticultural é uma técnica usada como tratamento há séculos e tem benefícios reconhecidos.

Triple Bottom Line

O termo triple bottom line, também chamado de tripé da sustentabilidade, representa os resultados de uma instituição baseados em termos sociais, ambientais e econômicos.

Turismo de base comunitária

A ideia por trás desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas (planejamento, implementação e monitoramento) e leve em consideração a sustentabilidade social e ambiental das atividades.

Veganismo

Veganismo é o modo de vida que busca abolir qualquer meio de exploração animal, não somente na alimentação, mas também no vestuário, em testes, no comércio, no entretenimento, no trabalho e na composição de produtos. 

CONTATO